segunda-feira, 5 de julho de 2010

Minha avaliação sobre o blog

O projeto do professor Carlos foi muito útil para mim porque foi por meio dele que tive a oportunidade de refletir sobre os mais diversos assuntos além de aprender um pouco mais sobre a história da cidade em que moro. Por meio do blog, pude ver que existem vários meios de se aprender além da sala de aula e sou grato ao meu professor por ter me ensinado que o conhecimento está até nos mais diversos lugares.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Monumentos de Porto Feliz

Monumento aos bandeirantes.
Definição: Elaborado em granito por Afonso d'Escragnole Taunay, é composto por mármore rosa e que tem como símbolos uma esfera e instrumentos de navegação. Tem em sua base em painel semicircular no qual estão reporduzidos em relevo no bronze três documentos ligados a navegação: "Partida da Monção" de Almeida Júnior, "Benção das Canoas" de Hércules Florence e "Patida de Porto Feliz" de Adrien Tauney.
Localização: Rua Bandeirantes.
Monumento dos 500 anos do Brasil.

Definição: Monumento em forma de globo com a cruz portuguesa que representa as navegações de Portugal.
Identificação da Placa: Não possuí.
Localização: Largo da Penha.




Busto de Candido Motta.

Definição: Busto em homenagem a Candido Motta que nasceu em 9/5/1870 na cidadede Porto Feliz, foi deputado e senador estadual além de Secretário da Agricultura durante o governo de Altino Arantes. Suas maiores realizações na cidade foram a construção do ramal da estrada de ferro, o monumento aos bandeirantes e as escadarias da gruta.
Indicação da placa: Ao Dr. Candido Motta gratidão do povo de Porto Feliz-1920.
Localização: Praça Dr. José Sacramento e Silva.







Romeu e Julieta no século XXI


As Famílias.

A família de Romeu (Montecchio) e de Julieta (Capuleto) são donas das duas maiores grifes de moda da cidade de São Paulo. A família de Romeu é dona da Montecchio's Social e a de Julieta é dona da Capuleto Stylos, ambas as famílias são rivais de longa data e essa rivalidade teve começo com os avós de Romeu e Julieta. No começo, em 1950, Alberto (avô de Romeu) e Roberto (avô de Julieta) que eram grandes amigos de infância decidiram abrir uma loja de roupas chamada Capuleto e Montecchio. Em 1955, a grife já era um sucesso, mas no ano seguinte eles acabaram rompendo a amizade de tantos anos após uma discussão para saber quem comandaria os negócios da grife. Após isso, cada um seguiu seu caminho e o ódio que uma família tem pela outra dura até os dias de hoje. Mas algo que mudaria essa história já estava para acontecer.


O Encontro.

Em Fevereiro de 2010,na cidade de São Paulo, ocorreu um encontro de estilistas que reuniu as maiores grifes do Brasil e por um acaso do destino Romeu e Julieta foram representar as grifes de suas famílias. Já no começo da festa, houve uma premiação que escolheu as duas melhores grifes que representam o Brasil no exterior. As escolhidas foram Montecchio's Social e Capuleto Stylos, vendo isso todos os que estavam presentes se espantaram sabendo da rivalidade entre as
famílias. Romeu e Julieta subiram ao palco e quando um olhou para o outro acabaram se apaixonando a primeira vista.
Após a festa, Romeu tentou falar com Julieta mas foi impedido pela imprenssa que não deixou ele ir embora sem dar um depoimento. Julieta vendo isso decidiu se retirar para diminuir o tumulto e Romeu frustrado com isso ficou desoldo.

Na Igreja.

No dia seguinte ao evento Romeu decidiu ir para a Igreja de São Benedito conversar com Frei Lourenço a respeito do acontecido e pedir conselhos do que fazer no futuro. Na mesma hora, chega Julieta e ela se espanta ao ver Romeu. Romeu revela que está apaixonado por Julieta e Julieta também diz que está apaixonada por Romeu. Ambos sabem que suas famílias proibíríam o namoro e eles passa a se encontrar as escondidas.


Tempos Depois.

Após seis meses de namoro as escondidas , Romeu e Julieta decidem revelar o seu namoro para suas famílias que ficam indignadas com isso. Desolados eles decidem conversar com Frei Lourenço que vendo a situação decide armar um plano para que os dois possam viver esse amor impossível. Frei Lourenço propôs que durante a viajem que Julieta vai fazer ao Rio de Janeiro com a família ela leve um frasco de um forte sonífero que faz a pessoa dormir por 24h e que beba no quarto do hotel, quando a sua família visse isso não acharia estranho sabendo que Julieta andava muito cansada ultimamente, Romeu que estava no trabalho recebe um SMS com as instruções de como chegar até ela no quarto do hotel.


No Rio de Janeiro.

Uma semana depois, Julieta Chega no hotel e bebe o sonífero. Mas ela acaba esquecendo de contar que tomaria o remédio para Romeu mas era tarde demais porque ela já havia adormecido.
Romeu ao chegar no hotel, chega no quarto de Julieta e se espanta ao ver Julieta desacordada no chão e vendo que ela estava sem pulso chega a conclusão de que ela estava morta. Ele acaba tomando uma atitude drástica quando pega a presília que estava no cabelo de Julieta que tinha a ponta de ferro afiada e decide se matar fincando a presília no peito vendo que não poderia ficar com o amor de sua vida.
Julieta acorda no dia seguinte e ve que seu amor estava todo ensanguentado no chão, vendo isso ela decide pegar a presília que estava no peito de Romeu e finca em seu coração e acaba morrendo do lado de seu amor.
O Fim.
A camareira que estava entrando no quarto viu o casal no chão e quase tem um ataque do coração, minutos depois a polícia chega e comfirma o suicídio dos dois. A notícia se espalha pelo país e as famílias de Romeu e Julieta que ficaram desoladas sabendo que eram culpadas pelo ocorrido decidiram fazer as pazes e enterrar ambos no mesmo túmulo para que eles pudessem ficar juntos por toda a eternidade.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Porto Feliz e a Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um dos conflitos mais sangrentos que a humanidade já viu, mas enquanto o mundo estava em guerra a vida seguia seu curso na cidade de Porto Feliz.
Veja a seguir, leitor do blog, alguns fatos interessantes e curiosos ocorridos da cidade durante essa época.

22/03/1914- Nasce Benedito José Diana, 25° prefeito de Porto Feliz. Governou entre 1964-1968 e 1973-1976.
29/03/1914- Falece o Padre José Ilidro Rodrigues que foi paroco da paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens durante quarenta anos.
19/07/1914- É instalada a Igreja Presbiteriana Independente em Porto Feliz.
03/09/1916- É fundado o Esporte Clube União. Seu fundador foi o Sr. João Benedick, a primeira quadra de esportes era localizada no Planalto da Chácara conhecido como "Aquilino Sorocabano". Permaneceu nesse local durante alguns anos até que fosse adiquirido o terreno em que se encontra até hoje no final da rua Tristão Pires.
08/10/1916- É fundado o Esporte Clube Araritaguaba. Seu primeiro campo situava-se no Bairro do Bambu, atualmente a Avenida Getúlio Vargas. Hoje, o campo da Ararita situa-se na Rua Portela Sobrinho.
17/01/1917- Nasce em Capivari, o historiador Vincente de Palma. Fixou-se na cidade de Porto Feliz e acabou se estabelecendo como comerciante. Durante muitos anos dedicou-se no estudo da história e das tradições da cidade além de ter sido responsável pela direção do Museu Histórico de Porto Feliz até o seu falecimento.
19/07/1917- É fundado o Clube Recreativo Familiar.
Informações retiradas do livro "Efemérides de Porto Feliz", de Romeu Castelucci.

domingo, 20 de junho de 2010

Fotos do Cemitério











Passeio Inusitado

Passeio pelo cemitério.
O professor Carlos de história do 9 ano C levou a classe para um passeio um tanto que inusitado, um passeio pelo Cemitério Velho da cidade de Porto Feliz!!!
Não, a classe não estava procurando fantasmas. A classe foi ao cemitério com o objetivo de responder a uma pergunta: O cemitério é um local para os vivos ou para os mortos?
Certamente, você leitor do blog pensaria que é um local para ambos. Mas, já chegou a pensar além disso?
Na minha opinião, o cemitério é um local para os mortos porque é o lugar onde os restos mortais desses entes falecidos são enterrados, mas é possível ver que mesmo após a morte não são todas as pessoas que possuem os mesmos direitos. No cemitério, uma pessoa pode ver túmulos de diversos tamanhos e estilos, túmulos monumentais com adornos luxuosos e túmulos menores e que muitas vezes possuem apenas o nome do falecido em uma pequena placa.
Além disso, no cemitério é possível descobrir que existem maçons na cidade e descobrir um pouco mais sobre a vida das pessoas que estão enterradas no local por meio dos adornos de um túmulo. Por exemplo, um túmulo com uma coluna quebrada encima significa que aquela pessoa falecida era a ultíma viva de uma família tradicional, ou o compasso junto de um esquadro que mostra que aquela pessoa era maçon.
E para terminar, é um local para os vivos para que eles visitem o lugar como uma forma de lembrar dessas pessoas faleciadas e que tanto trazem saudade.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Bixiga

Este é o blog do Bixiga, nele falarei sobre as minhas atividades das aulas de história, os trabalhos, as provas além da minha visão sobre tudo o que fiz no bimestre.