Passeio pelo cemitério.
O professor Carlos de história do 9 ano C levou a classe para um passeio um tanto que inusitado, um passeio pelo Cemitério Velho da cidade de Porto Feliz!!!
Não, a classe não estava procurando fantasmas. A classe foi ao cemitério com o objetivo de responder a uma pergunta: O cemitério é um local para os vivos ou para os mortos?
Certamente, você leitor do blog pensaria que é um local para ambos. Mas, já chegou a pensar além disso?
Na minha opinião, o cemitério é um local para os mortos porque é o lugar onde os restos mortais desses entes falecidos são enterrados, mas é possível ver que mesmo após a morte não são todas as pessoas que possuem os mesmos direitos. No cemitério, uma pessoa pode ver túmulos de diversos tamanhos e estilos, túmulos monumentais com adornos luxuosos e túmulos menores e que muitas vezes possuem apenas o nome do falecido em uma pequena placa.
Além disso, no cemitério é possível descobrir que existem maçons na cidade e descobrir um pouco mais sobre a vida das pessoas que estão enterradas no local por meio dos adornos de um túmulo. Por exemplo, um túmulo com uma coluna quebrada encima significa que aquela pessoa falecida era a ultíma viva de uma família tradicional, ou o compasso junto de um esquadro que mostra que aquela pessoa era maçon.
E para terminar, é um local para os vivos para que eles visitem o lugar como uma forma de lembrar dessas pessoas faleciadas e que tanto trazem saudade.
Guilherme: Agora sim... (rsss). Está muito bom, com redação interessante, clara e objetiva. Parabéns. Prof. Carlos.
ResponderExcluir